A Fada do Dente realmente existe!

Células-tronco da polpa do dente de leite

 

Células tronco são células que ao se multiplicarem em seu estágio embrionário têm a capacidade de dar origem a todos os tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por essa característica, as células-tronco são capazes de regenerar órgãos e tecidos, promovendo a recuperação dos mesmos. No futuro espera-se poder recuperar órgãos inteiros com células-tronco.

 

Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda a sua família.

 

A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos. A coleta do dente do siso também pode ser realizada, pois fornece as mesmas células-tronco mesenquimais do dente de leite. Essas células-tronco são jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto indicadas para um futuro tratamento de doenças degenerativas.

 

As doenças degenerativas são aquelas que levam a uma gradual lesão tecidual, sendo de caráter irreversível, permanente, e com evolução geralmente limitante sobre as funções vitais, principalmente neurológicas e osteoarticulares. Exemplificando-se: Doença de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Amiotrófica, Osteoartrose, etc.

 

A polpa do dente coletada é portanto, fonte rica de células-tronco, que podem vir a ser necessárias no futuro, devido ao seu amplo potencial terapêutico. A vida sendo aproveitada a partir de um material que seria descartado.

 

O armazenamento se dá através da criopreservação – técnica que, através de temperaturas muito baixas (-196◦C), procura conservar a integridade das células por período indeterminado. O objetivo da criopreservação das células-tronco é permitir que estas células estejam disponíveis no futuro para que, em caso de necessidade, possam ser imediatamente utilizadas.

 

A MORETTI CLÍNICA é pioneira na região, em coleta e aproveitamento de células-tronco da polpa do dente. A Dra. Cristiane Moretti e o Prof. Dr. João Moretti, estão capacitados para realizar esse procedimento, conferindo a você uma segunda chance, e talvez a última, de coletar as células-tronco, pensando no futuro de sua família.